Palestra sobre “DROGAS, PAIS E FILHOS

 

ABORDAGEM – PREVENÇÃO AS DROGAS PARA PAIS E EDUCADORES

 

 

Milton Mussini

 

03 de Agosto de 2012

 

NESSE TRABALHO, MILTON LEVA AOS SEUS COLABORADORES, PARCEIROS, PAIS E EDUCADORES, A EXPERIÊNCIA DE 20 ANOS NA ÁREA DA PREVENÇÃO, MOSTRANDO OS PERIGOS DAS DROGAS, AS NOVAS DROGAS DO MERCADO, COMPORTAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS, AÇÕES E REAÇÕES E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA.

 

PROMOÇÃO : Orientação Educacional – ANGELA DE FATIMA TORRES

 

APOIO :  PROFª APARECIDA D. BOBOTIS

 

Presentes :

 

PROFESSORES : ALOISIO RODRIGUES / ELISABETE DA CUNHA KUBILIUS / TANIA BERNADETE VENDRASCO.

 

FUNCIONARIOS :  AVANY MARIA DA CONCEIÇÃO , ELISABETE LOTUFO, KÁTIA FERNANDES AGUIAR E KELLY CRISITNA FELICIANO

 

PAIS : ANTONIA DE SOUZA PEREIRA, CELSON CALISTA DA SILVA, ELIANO JOSE DE SOUZA , EDSON GEOVANE PEDRO, OSMAR TOMIO YASUI , SIMONE RIBAS CARNEVALLI, VIRGILIO DE PAULA ROSA E WILSON TOSHIO TOTAKI , EDNEI DE QUEIROZ E PATRICIA N.S. QUEIROZ, MANOEL MESSIAS N.  TRINDADE E MARIA DE FATIMA RECHES TRINDADE, MARCOS ROGERIO COSTA E ELAINE S. VILLAROSA, VILMAR GONÇALVES DE CASTRO  E MARIA APARECIDA DE SOUZA CASTRO, WAGNER MARCELIJNO DA SILVA E MARINEIDE A. MARCELINO DA SILVA

 

 

 

 

 

PAIS E FILHOS, DROGAS E AMOR

Nos meus últimos encontros com pais e educadores, tenho percebido que quando falo das drogas e seus efeitos, muitos se espantam por não saber que o “mundo das drogas” evolui e que a cada dia aparecem novas técnicas e novas drogas. Esse espanto se dá por não darmos a atenção merecida ao tema e não nos atualizarmos com o assunto, acreditando que as drogas nunca vão atingir os nossos filhos. A plateia se assusta mais quando eu digo que mesmo com anos de experiência no assunto, não posso afirmar que meus filhos nunca usarão drogas. Essa certeza ninguém tem, pois um dia temos que soltar nossos filhos para que eles façam parte do mundo como pessoa ativa e aí vêm as influências externas: e a paixão, a indução, a curiosidade, o prazer, a facilidade e o glamour que as drogas causam e trazem os “amigos”, as dificuldades da vida, o stress, etc. Assim, nós pais temos sim que ficar atentos sempre e monitorando cada passo dos nossos filhos. Não quero dizer com isso que devemos ficar à sombra deles, pois podemos monitora seus passos com diálogo, com carinho, com compreensão, mostrando os limites e as dificuldades da vida, trocando experiências vividas, e acima de tudo com AMOR, amor incondicional de pai e de mãe.

 Então entro agora na segunda parte da palestra, onde os pais não se espantam, mas sim percebem que podem fazer muito mais pelos nossos filhos. Mesmo pai e mãe se dedicando ao máximo em suas carreiras profissionais, com o objetivo de garantir um futuro melhor para as crianças, por vezes se esquecem de que se fazer presente na vida deles é essencial para que esse futuro seja promissor. Para isso precisamos colocar em prática o AMOR que sentimos pelos nossos filhos. Isso pode ser expresso através de um sinal, de um bilhete, de um abraço, de um minuto de conversa, de uma volta no quarteirão, de um beijo, de um “EU TE AMO”. Não há traficante no mundo e nem droga nenhum que possa vencer o amor entre pais e filhos, por isso diga sempre não as drogas e sim ao amor.

 Pais nas Escolas

Esta semana, realizei uma palestra para pais em uma escola. E apesar de já estar acostumado, ainda não me conformo com o número reduzido de pais que vão a escola quando convidado, para qualquer tipo de evento. Bem, realizei meu trabalho, recebendo muitos elogios dos poucos pais que lá compareceram.

 É de fundamental importância que os pais estejam próximos às diretrizes da Escola onde seu filho estuda, pois devemos saber quais os fundamentos e quais as atitudes tomadas pela direção.

 E também, quando a Escola traz profissionais para dar suporte e trazer algo novo para os pais, é porque realmente os pais devem saber sobre o determinado assunto, até mesmo para discutir e trazer soluções para o bom andamento das condutas pedagógicas da Escola.

 Pais Pratiquem e Participem.

 Milton Mussini