Escola
Técnica Estadual “Lauro Gomes” |
Programa Startup in School - Edição
Google Brasil 2019
O Startup in School
Edição Google Brasil é um programa de iniciação em Empreendedorismo
Tecnológico para alunos do ensino médio. Em uma competição, os alunos
trabalham em grupos e criam uma startup baseada em
tecnologia, desenvolvendo um protótipo e seu modelo de negócio. O objetivo do
programa é despertar e desenvolver as Competências Empreendedoras dos alunos,
e o interesse pelos temas: tecnologia, empreendedorismo, liderança, inovação.
Tudo isso, tendo como desafio pensar e planejar soluções para problemas do
dia a dia das cidades e da sociedade. Na
edição online do programa, os grupos participantes poderão optar por
participar em uma dessas categorias: Categoria App
Inventor: para grupos que querem aprender a criar
aplicativos. Os projetos serão desenvolvidos utilizando a ferramenta App Inventor, uma plataforma do MIT para aprendizado de
programação. Tecnologia Livre: para
grupos que já trabalham com alguma tecnologia. Os projetos serão desenvolvidos
por meio de qualquer solução tecnológica que o grupo tenha conhecimento. O programa será dividido em 4 etapas e, para cada etapa, será disponibilizado material didático
e uma tarefa a ser entregue num prazo determinado: ● Etapa
1 - Ideação e Pesquisa de Entendimento: Utilização
da metodologia Design Sprint, técnica
para desenvolvimento de novos produtos, da análise do público alvo, solução e decisão
do projeto, à concepção do protótipo. Entendimento de como o
problema afeta o público
alvo e da relevância da solução, além dos diferenciais em relação à
concorrência. ● Etapa
2 - Prototipação :
Para os grupos participantes da categoria App
Inventor, serão introduzidos
os conceitos desta ferramenta para o desenvolvimento do protótipo do aplicativo.
Para os grupos que optarem pela categoria Tecnologia Livre,
o desenvolvimento
do protótipo deve ser feito de acordo com a tecnologia que o grupo escolher,
de forma autônoma. ● Etapa
3 - Modelo de Negócio: Estruturação dos aspectos básicos do
modelo de negócios do
projeto/startup, utilizando técnicas como o Business Model
Canvas. ● Etapa
4 - Apresentação e pitch: Técnicas
de apresentação, pitch e storytelling
para que os grupos
desenvolvam o vídeo-pitch do projeto desenvolvido. Foram 700 projetos inscritos onde 560
projetos categoria APP INVENTOR e 140 projetos na categoria TECNOLOGIA
LIVRE. |
||||||||||||||||||||||||
RELAÇÃO DOS PROJETOS QUE ESTÃO NA 4ª ETAPA -FINAL |
||||||||||||||||||||||||
|