Pagina Inicial

aula seguinte

aula anterior

 

Curso Rápido Microcap6-Aula 05

Efetuando uma Simulação com Analise Transiente

Bibliografia: Circuitos em Corrente Alternada - Rômulo Oliveira Albuquerque -  Editora Érica 

A analise transiente  permite que você  veja as formas de onda  presentes  no seu circuito. Para apresentar essa analise consideremos  o circuito da  figura15 
( astável com transistor ).

Fig:15: Astável com transistor 

Para efetuar a simulação  do circuito deveremos  primeiramente  efetuar alguns ajustes. Para isso vá em Analysis  Þ  Transient. Deverá aparecer a janela  de configuração de limites  da figura 16

Fig:16: Janela de configuração dos limites da analise transiente

Na Fig16 temos os seguintes ajustes:

  Time Range:   indica o intervalo  de simulação no qual serão mostrado  as formas de onda. O seu formato é ( tmáx , tmin).  No  exemplo  temos 5m,1m nesse campo. Isso significa  que só teremos formas de onda no intervalo de 1ms a 5ms.

  Maximum Time Step : Dá a precisão  de uma forma de onda .  Selecionando um valor pequeno para  Maximum  Time Step, mais pontos serão  gerados e por isso  a forma de onda  terá melhor definição  . No exemplo temos 0.000001  para  esse campo. Experimente colocar valores maiores e menores para ver o resultado. Atenção que valores muito pequenos podem ou demorar para dar a solução ou não resultar em solução.

  Number of points: determina  quantos pontos  serão impressos  quando uma saída  numérica é  habilitada. O intervalo  de impressão é dado por:
Intervalo de impressão = ( tmáx - tmin ) / ( Numero de pontos -1 )

Se nenhuma forma de onda tem saída numérica especificada  , este campo não terá efeito.

  Temperature:  Este campo especifica a temperatura na qual será efetuada a analise. O seu formato é: (  TMáx,  Tmin, Passo ). Uma analise    é efetuada para cada temperatura. Se o passo for omitido será feita uma analise  para a máxima e uma para a mínima temperatura. No exemplo  a temperatura  de analise é de 27ºC.
Campo P: Especifica em qual gráfico será plotada a forma de onda. Caso todos tenham o mesmo numero, todos serão desenhados no mesmo gráfico> Caso tenham números diferentes serão gráficos diferentes ( como no exemplo ).
X Expression: Aqui deve ser especificada qual a variável  do eixo X , no exemplo tempo(T).

Y Expression: Aqui deve ser especificada qual a variável  do eixo Y , no exemplo  as tensões nos coletores (V(vce1) e v(vce2)).Em geral podemos  especificar  a tensão no nó correspondente.Exemplo v(1), v(2), etc.

X Range :  aqui deve ser especificada  a faixa de valores de X para a qual desejamos que apareça o gráfico. É recomendável  que essa faixa seja a mesma de Time Range ( não obrigatório ). experimente mudar  esses limites e ver o resultado.

Y Range :  aqui deve ser especificada  a faixa de valores de Y para a qual desejamos que apareça o gráfico. É recomendável  que essa faixa  tenha valores adequados de forma  que a forma de onda  não apareça muito pequena nem ultrapasse os limites. É um ajuste parecido com o do osciloscópio. 

 Obtenção das Formas de Ondas

Para executar a simulação , clique no botão Run.  Após a execução da simulação aparecerá  um gráfico da tensão em função do tempo, Fig17. Neste gráfico aparecerão as formas de onda  escolhidas, no caso VCE1 e VCE2.

Fig17: Formas de onda nos coletores do circuito da figura15

Para obter o arquivo de simulação do circuito da figura15 clique aqui >>>EXEMPLOTRAN1

 

 Pagina Inicial

aula seguinte

aula anterior